O Estado do Paraná se adiantou às decisões em relação ao padrão de formatos de documentos e publicou no Diário Oficial do Estado uma lei que dá preferência aos formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e distribuição digital de documentos.
Sob autoria do deputado estadual Edson Praczyk - também autor da lei sobre software livre no Estado -, a lei define que órgãos e entidades da administração pública do Paraná, assim como órgãos autônomos e empresas, adotarão o padrão ODF (Open Document Format).
Recentemente, a Microsoft contestou o governo holandês, que apresentou uma proposta legislativa para instituir o uso do padrão.
De acordo com a lei, entende-se por formato aberto de arquivo aquele que possibilita a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas; permite aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties; pode ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual para a necessária tecnologia.
Finalmente, o decreto prega que empresas e órgãos públicos deverão estar aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document format - ODF).
Fonte: IdgNow
Dicas práticas sobre tecnologia, inteligência artificial e finanças digitais para você se atualizar e simplificar sua vida.
YouTube libera retorno de criadores banidos por pandemia e eleições nos EUA
Plataforma reverte suspensões aplicadas por regras antigas e reacende debate sobre liberdade de expressão O YouTube anunciou que irá pe...

Marcadores
- Cursos (1)
- DICAS (50)
- LANÇAMENTOS (55)
- NOTÍCIAS (225)
- SEGURANÇA (54)
- Serviços (1)
- Tabela de preços (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
-
A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. De criação de imagens até produção de textos, existem ferramenta...
-
Se você está pensando em trocar de celular em 2025, provavelmente já percebeu que os modelos intermediários 5G são os mais procurados no M...
Nenhum comentário:
Postar um comentário