7 Fatores Surpreendentes que Podem Interferir no Seu Sinal Wi-Fi
Antenás Baixas É um mantra estampado nos manuais de pontos de acesso: quanto mais altas as antenas estiverem posicionadas, menos barreiras o sinal encontrará no caminho até os dispositivos. Trinta centímetros podem fazer uma enorme diferença na qualidade do sinal. Experimente posicionar o roteador em um local elevado para melhorar a cobertura.
Telefone Sem Fio A maioria dos telefones sem fio opera na frequência de 900 MHz no Brasil, mas alguns modelos utilizam 2,4 GHz, a mesma frequência dos equipamentos 802.11b e 802.11g. Em ambientes com esses telefones, a qualidade do sinal Wi-Fi pode ser afetada, embora isso não aconteça sempre. Evite ter esses aparelhos próximos ao roteador.
Concreto e Trepadeira Esta combinação é uma verdadeira armadilha para o Wi-Fi. O concreto e plantas grandes podem prejudicar a propagação das ondas quando estão sozinhos. Quando juntos, eles podem criar uma barreira significativa que impede o sinal de alcançar os dispositivos, agindo como um firewall natural.
Micro-ondas Os micro-ondas também operam na frequência de 2,4 GHz, o que pode causar interferências na rede Wi-Fi. Para evitar problemas, posicione o micro-ondas longe do roteador. Dependendo da intensidade da interferência, o impacto pode variar, afetando apenas usuários próximos ou toda a rede.
Micro no Chão O princípio do "quanto mais alto, melhor" aplica-se também a dispositivos de rede. Se o seu desktop é do tipo torre e fica no chão, é recomendável usar um cabo de extensão USB para elevar a antena à uma posição mais favorável. Isso pode ajudar a melhorar a recepção do sinal.
Água Recipientes grandes com água, como aquários e bebedouros, são inimigos da propagação do sinal Wi-Fi. Certifique-se de que esses objetos não obstruam a linha de visão entre o ponto de acesso e os dispositivos conectados.
Vidro e Árvore O vidro pode impactar negativamente a qualidade do sinal, especialmente quando combinado com árvores altas. Em ligações entre prédios via Wi-Fi, essa combinação pode comprometer a transmissão do sinal de uma antena para outra, causando desconexões ou lentidão.
Fonte: André Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário