Dicas práticas sobre tecnologia, inteligência artificial e finanças digitais para você se atualizar e simplificar sua vida.
YouTube libera retorno de criadores banidos por pandemia e eleições nos EUA
Plataforma reverte suspensões aplicadas por regras antigas e reacende debate sobre liberdade de expressão O YouTube anunciou que irá pe...

Marcadores
- Cursos (1)
- DICAS (50)
- LANÇAMENTOS (55)
- NOTÍCIAS (225)
- SEGURANÇA (54)
- Serviços (1)
- Tabela de preços (1)
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
MICROSOFT PREPARA ATUALIZAÇÃO QUE IDENTIFICA USUÁRIOS PIRATA DO VISTA
A atualização será liberada via Windows Update (WU) e automaticamente instalada na maioria das máquinas rodando Windows Vista. O update vai detectar dois dos “cracks” mais usados para ativar cópias piratas do produto.
Os “cracks” driblam a tecnologia de detecção de cópias falsas do Vista, simulando uma instalação legítima.
Um dos “cracks”, conhecido como "Grace Timer", amplia o prazo de ativação gratuita do sistema, que normalmente é de 30 dias, até o ano de 2099. O outro, chamado OEM BIOS, modifica os arquivos e a BIOS do computador para simular a ativação feita por fabricantes de computadores na fábrica.
Ambos serão bloqueados pelo Vista SP1. A atualização de fevereiro vai detector os “cracks” e notificar os usuários, oferecendo uma possível solução, mas não vai desabilitar os sistemas.
Quando liberar a atualização, a empresa vai fornecer separadamente uma ferramenta para remover os “cracks”.
Se os usuários não fizerem a remoção e instalarem o SP1, começarão a receber mensagens exigindo a legalização – os usuários do Grace Timer imediatamente e os usuários do OEM BIOS 15 dias depois.
Antes de liberar o SP1, a Microsoft precisa corrigir um problema com atualizações prévias que levavam os computadores a reiniciar infinitamente.
Fonte: IdGNow
USUÁRIOS DO SISTEMA OPERACIONAL LINUX PODERÃO USAR O PHOTOSHOP
Kegel, que também é gerente de lançamento do Wine 1.0, afirmou que o Google já usa o programa para implementar suporte de Linux no Picasa. Segundo ele, o Photoshop é um dos aplicativos mais desejados pelos usuários do Linux.
O Google patrocinou os desenvolvedores do Codeweavers “para aprimorarem o suporte ao Photoshop porque muitas pessoas pedem insistentemente por isso”, explicou.
A página do Wine na Wikipedia dá dicas de como usar o programa para rodar aplicativos em Linux. Exemplos de softwares de tratamento de imagem que funcionam com Linux são o Gimp, o Gimpshop e o Cinepaint.
Fonte: IdgNow
SAI LISTA DE PROGRAMAS INCOMPATÍVEIS COM A PRIMEIRA ATUALIZAÇÃO DO WINDOWS VISTA
A maioria dos aplicativos que será bloqueada com a instalação do SP1 são de segurança. Entre eles estão os programas Trend Micro Internet Security 2008 e o BitDefender AV. Outros como o New York Times Reader e o Rising Personal Firewall terão suas funcionalidades limitadas pelo pacote de atualizações.
Para os que tiverem problemas de desempenho de software após a implantação do SP1, a Microsoft solicitou que os usuários primeiramente reiniciem o computador. Caso haja persistência nas falhas, é recomendada a instalação de uma nova versão do programa ou o contato com o revendedor do mesmo.
Para conferir a lista completa de programas incompatíveis com o SP 1 do Vista, basta clicar na página "suport.microsoft".
Fonte: Wnews
domingo, 24 de fevereiro de 2008
BRASILEIRO É CONDENADO POR COMÉRCIO ILEGAL DE MÚSICAS NA INTERNET
"Essa condenação tem um valor muito grande porque mostra que as pessoas que se utilizam da internet para violar leis podem ser, sim, localizadas e punidas e que a polícia já está equipada para encarar esse tipo de problema", avaliou o gerente de anti-pirataria da APCM, Ygor Valério.
O internauta, condenado a um ano e oito meses de reclusão e a mais dezesseis dias de prisão que podem ser convertidos em multa, usava um site para vender obras piratas dos Beatles em 2003. Foram registradas 140 transações, segundo a APCM.
A mídia era reproduzida em formato compactado de MP3 sem a autorização dos detentores dos direitos autorais, pelo preço médio de 15 reais. Os interessados efetuavam o pagamento por meio de depósito bancário e depois disso a encomenda era enviada pelos Correios para o respectivo comprador.
"Isso ainda é um grande filão para a pirataria no Brasil, não apenas de músicas e de vídeos mas também de todos os outros tipos de produtos pirateados, especialmente porque aqui, diferentemente da Europa, não existe acesso a banda larga disseminado", disse Valério.
O infrator recebeu pena determinada pelo segundo parágrafo do artigo 184 do Código Penal, por meio da 18º Vara Criminal de São Paulo e, por ser um crime continuado, a pena base foi aumentada em dois terços.
Se a infração tivesse sido cometida após as alterações no Código Penal, feitas em 2003, a pena poderia chegar a seis anos e seis meses de reclusão. Segundo Valério, a APCM tem 70 casos semelhantes sendo investigados.
Em abril de 2007, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, em inglês) veio ao Brasil para comunicar que faria uma supervisão contra os primeiros fornecedores de conteúdos ilegais em redes peer-to-peer (P2P).
A APCM substituiu no início do ano passado as Associações Protetoras dos Direitos Intelectuais, a Apdif do Brasil (Fonográfico) e Adepi (Audiovisual), que eram responsáveis pelo combate à falsificação da indústria fonográfica (ABPD) e da indústria de cinema e vídeo (MPA) e tem como objetivo principal a defesa dos direitos de propriedade intelectual.
Fonte: IdgNow
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Microsoft Promete Mais Velocidade no Gerenciamento de Arquivos com Windows Vista SP1
Com o lançamento do Service Pack 1 (SP1), a Microsoft promete melhorias significativas no acesso a disco e no gerenciamento de arquivos no Windows Vista. No entanto, o sistema operacional ainda apresenta limitações e a necessidade de hardware adequado continua sendo um fator crucial para uma boa performance. Para os usuários que buscam uma experiência mais fluida, 2 GB de memória RAM é o mínimo recomendado, enquanto 4 GB se aproxima do que era considerado ideal para o Windows XP.
Promessas de Performance
A Microsoft anunciou ganhos de desempenho nas seguintes áreas de gerenciamento e cópia de arquivos:
- 25% mais velocidade para cópias locais do mesmo disco no mesmo computador.
- 45% mais velocidade em cópias de um computador remoto (com outro sistema operacional) para um computador com Vista SP1.
- 50% mais velocidade para cópias entre computadores que executam o Vista SP1.
Embora esses números pareçam promissores, a realidade do uso diário pode ser diferente. Testes realizados por sites e revistas especializadas mostraram que o ganho de performance real para cópias locais variou entre 10% e 15%, o que pode ser considerado modesto.
O Visual e o DirectX 10
Para os usuários que consideram a migração total para o Vista com SP1, uma das principais vantagens é o design visual aprimorado, que é bastante elogiado na plataforma Windows. Além disso, o DirectX 10 é uma exclusividade do Vista, prometendo uma experiência de jogos mais rica e imersiva. No entanto, muitos entusiastas de games ainda argumentam que, até agora, não há títulos disponíveis que demonstrem vantagens significativas do DirectX 10 em comparação ao DirectX 9.
Problemas Potenciais e Atualizações Necessárias
Apesar das promessas de melhoria, o SP1 pode causar instabilidades em alguns sistemas, especialmente com periféricos como placas de vídeo, de som e de rede. Para mitigar esses problemas, é aconselhável que os usuários acessem os sites oficiais de suas placas e baixem drivers atualizados, uma vez que os fabricantes têm testado o SP1 desde suas versões beta.
Outras Melhorias para o Usuário Doméstico
Além das melhorias no gerenciamento de arquivos, o SP1 traz várias correções e aprimoramentos para o usuário doméstico, incluindo:
- Melhor velocidade para streaming de vídeo no Internet Explorer.
- Gravação mais eficiente de CDs e DVDs pelo Windows Explorer.
- Resumo mais rápido da hibernação ou standby.
- Menos tempo de espera para desligar o computador.
- Redução nos avisos do UAC (User Account Control).
Conclusão
O Windows Vista SP1 traz melhorias notáveis, mas os usuários devem estar cientes das limitações e da necessidade de hardware adequado para aproveitar ao máximo essas novas funcionalidades. A Microsoft parece empenhada em aprimorar a experiência do usuário, mas os resultados práticos podem variar.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
RECEITA FEDERAL APREENDE MAIS DE100 NOTEBOOKS SEM NOTA FISCAL EM SHOPPING DO RJ
Cerca de 25 auditores e analistas da Receita participaram da ação, que também contou com o apoio do Batalhão de Choque da Policia Militar.
A fiscalização foi no Shopping Iguatemi, onde foram encontradas irregularidades em cerca 20 das 28 lojas que comercializam produtos de informática. O principal problema encontrado foi a ausência de notas fiscais das mercadorias.
Foram apreendidos mais de 100 notebooks e cerca de 80 caixas com processadores, placas mãe e outros artigos de computadores.
Segundo o auditor José Francisco Reis, foi a primeira operação no Estado, mas ele informou que a Receita Federal pretende inspecionar todas as lojas de informática do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para reprimir o contrabando.
“Essa operação é apenas o começo de uma operação maior, que visa cobrir todos os shoppings e lojas de informática no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. É uma fiscalização mais efetiva daquilo que chamamos de zona secundária, ou seja, aquela que não é a dos portos, aeroportos e áreas de fronteira, é o comércio em geral”, explicou.
Em 2007, a Receita Federal apreendeu em todo o Brasil produtos avaliados em mais de R$ 1 bilhão. A Receita também constatou um aumento de 200%, em relação a 2006, no número de mercadorias piratas ou que não atendiam as normas técnicas do Imetro (Instituto nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial)
Os produtos apreendidos poderão ser doados a entidades beneficentes ou órgão públicos.
Fonte: Wnews
sábado, 16 de fevereiro de 2008
FALSO ANTI-SPYWARE TENTA VENDER ATUALIZAÇÃO

Os spywares são uma ameaça real e exigem medidas, como o uso de softwares de proteção e a adoção de uma conduta cautelosa na navegação de internet. Mas é preciso estar atento a programas que prometem segurança, mas só querem roubar o seu dinheiro.
É o caso do WinSpyKiller (www.winspykiller.com). Depois de instalado, o programa exibe mensagens exageradas dizendo que o computador em questão está cheio de pragas virtuais. Para removê-las, seria necessário adquirir a versão completa. Tudo mentira.
Empresas de segurança como Symantec e CA já identificaram a ameaça e alertam os internautas para que não caiam no conto.
Fonte: Pc World
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Pesquisar este blog
-
A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. De criação de imagens até produção de textos, existem ferramenta...
-
Se você está pensando em trocar de celular em 2025, provavelmente já percebeu que os modelos intermediários 5G são os mais procurados no M...