O Windows Vista possui praticamente o mesmo número de vulnerabilidades que o Windows 2000, lançado há 8 anos, quando os malwares eram menos comuns, revelou a PC Tools nesta sexta-feira (09/05).
Apesar de ser conhecido como o sistema operacional menos vulnerável da fabricante, o Vista conseguiu alcançar o número de 639 vulnerabilidades apenas no segundo semestre do ano passado - em um período equivalente, o Windows 2000 registrou 586 brechas.
Já o Windows XP tinha 1.021 falhas, enquanto o Windows 2003 Server teve 478 bugs.
A empresa reuniu as estatísticas por meio da análise do número de infecções de usuários anônimos de sua comunidade ThreatFire - e as vulnerabilidades foram confirmadas por soluções antivírus de terceiros.
“A Microsoft investiu muito para tornar o Vista mais seguro, com melhorias que não eram prioridade para as outras plataformas”, concluiu o chief executive officer da PC Tools, Simon Clausen. “Mas a indústria tem relutado em confirmar a resistência do sistema a malwares - e com razão”, diz.
O executivo lembra que a Microsoft, para convencer os consumidores a atualizarem seus sistemas do XP para o Vista, tem como argumento o nível de proteção do software.
“Se as previsões da fabricante sobre o sucesso do Vista estiverem corretas, podemos esperar que as taxas de infecção cresçam sobre o sistema”, alerta Clausen.
Enquanto este cenário de crescimento não é realidade, analistas culpam o Vista pela queda na receita do Windows.
As estatísticas não mostram, contudo, o quão graves são as vulnerabilidades do Vista - e, além disso, não especificam onde elas estão localizadas. A maioria dos bugs não está no sistema em si, mas por trás de uma falha em browsers, por exemplo.
A Microsoft enfatizou que o recurso User Acess Control (UAC), do Vista, impede que malwares explorem o sistema operacional sem que o usuário sequer saiba que algo está acontecendo. O Windows 2000 ou o XP não têm este nível de proteção.
Por outro lado, o Vista sofre momentos constrangedores. Há algumas semanas, foi preciso explicar como o bug do cursor animado .ANI conseguiu chegar ao sistema sem ser corrigido pelo Security Development Lifecycle (SDL).
Fonte: Pc World
Dicas práticas sobre tecnologia, inteligência artificial e finanças digitais para você se atualizar e simplificar sua vida.
YouTube libera retorno de criadores banidos por pandemia e eleições nos EUA
Plataforma reverte suspensões aplicadas por regras antigas e reacende debate sobre liberdade de expressão O YouTube anunciou que irá pe...

Marcadores
- Cursos (1)
- DICAS (50)
- LANÇAMENTOS (55)
- NOTÍCIAS (225)
- SEGURANÇA (54)
- Serviços (1)
- Tabela de preços (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
-
A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. De criação de imagens até produção de textos, existem ferramenta...
-
Se você está pensando em trocar de celular em 2025, provavelmente já percebeu que os modelos intermediários 5G são os mais procurados no M...
Nenhum comentário:
Postar um comentário