Imagine um iPod com capacidade para 500 mil músicas. Isso pode virar realidade graças ao projeto da IBM com memórias com 100 vezes mais armazenamento e 100 mil vezes mais velocidade do que as atuais memórias flash.
Ou seja, isso significa um milhão de vezes mais eficiência. Com o mesmo preço das memórias atuais, sugerem os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Almaden (EUA).
Essas memórias foram apelidadas de "race track" pois os dados irão "correr" nas trilhas (foto) com nanômetros de espessura. A propriedade explorada é a criação de padrões magneticos por meio de corrente elétrica.
Segundo os pesquisadores, seria a junção de características encontradas nos HD com as memórias flash. Estas últimas são perfeitas para leitura, mas pecam na velocidade de gravação. Além disso, memórias flash tem um ciclo de vida muito curto, quando comparadas com outros tipos de armazenamento.
As memórias race-track são resultado de 20 anos de pesquisas da IBM e a empresa ainda trabalha num protótipo. Mas já há estimativas que esses dispositivos cheguem ao consumidor num prazo de seis a oito anos.
Fonte: Uol
Dicas práticas sobre tecnologia, inteligência artificial e finanças digitais para você se atualizar e simplificar sua vida.
YouTube libera retorno de criadores banidos por pandemia e eleições nos EUA
Plataforma reverte suspensões aplicadas por regras antigas e reacende debate sobre liberdade de expressão O YouTube anunciou que irá pe...

Marcadores
- Cursos (1)
- DICAS (50)
- LANÇAMENTOS (55)
- NOTÍCIAS (225)
- SEGURANÇA (54)
- Serviços (1)
- Tabela de preços (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
-
A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. De criação de imagens até produção de textos, existem ferramenta...
-
Se você está pensando em trocar de celular em 2025, provavelmente já percebeu que os modelos intermediários 5G são os mais procurados no M...
Nenhum comentário:
Postar um comentário