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segunda-feira, 31 de março de 2008

MARCA MICROSOFT PERDE FORÇA NOS EUA, EM QUATRO ANOS, REVELA PESQUISA

O poder da marca Microsoft está em declínio nos últimos quatro anos, sinalizando que a empresa está perdendo credibilidade e percepção de marca entre os usuários norte-americanos. É o que revela um recente estudo de mercado da empresa CoreBrand.

A versão de 2007 da CoreBrand Power 100, que entrevistou cerca de 12 mil tomadores de decisão nos Estados Unidos, mostra que a Microsoft caiu da 12ª posição em 2004 para o número 59 do ranking, no ano passado.

Em 1996, a companhia era a primeira do ranking de marcas mais reconhecidas, entre 1.200 empresas de 50 segmentos, compara James Gregory, Chief Executive Officer (CEO) da CoreBrand.

A empresa de pesquisas mede a força de uma marca usando quatro critérios. Primeiro mede a familiaridade de uma marca. Se a marca já possui certo nível de familiaridade, ela é classificada segundo três atributos: reputação em geral, percepção de administração e potencial de investimento, informa Gregory.

Embora o nome Microsoft ainda seja bastante reconhecido, a companhia está perdendo pontos nos outros três atributos, disse o CEO da CoreBrand.

Na categoria de Computadores, Periféricos e Software, a Microsoft está em segundo lugar, atrás da IBM. Em terceiro, no segmento, está a Toshiba.

No entanto, diante da queda significativa sofrida pela marca da empresa de Bill Gates, em quatro anos, na avaliação de Gregory, a Toshiba pode ganhar a segunda posição da Microsoft em 2008.

Especulando sobre as razões para que a marca Microsoft perdesse força no ranking, Gregory acredita que este pode ser um reflexo do sistema operacional Windows Vista, além da campanha da rival Apple "I´m a Mac, I´m a PC".

Na década de 90, a IBM sofreu uma queda mais brusca na avaliação de sua marca do que a Microsoft, e levou 10 anos para se recuperar, lembra Gregory.


Fonte: IdgNow

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