Marcadores

terça-feira, 13 de novembro de 2007

INTEL ANUNCIA LINHA PENRYN DE CHIPS COM MENOR CONSUMO DE ENERGIA

A Intel lançou no domingo (11/11) sua esperada linha de microprocessadores Penryn com baixo consumo de energia. Os novos chips, que marcam a produção em larga escala no processo de 45 nanômetros, prometem melhorias em perfomance gráfica, de aplicações e funções de virtualização.

A empresa se aliou a 40 fabricantes de equipamentos para oferecer os processadores Xeon e Core 2 na linha Penryn. Empresas como Hewlett-Packard, Lenovo e Dell anunciaram desktops corporativos com novos chips Xeon 5400 de quatro núcleos.

Fabricados no processo de 45 nanômetros, os processadores contam com transistores menores e reduzem vazamentos de eletricidade, o que os torna mais rápidos e com um consumo de energia mais eficiente do que os processadores de 65 nanômetros, explica Stephen Smith, diretor de operações do grupo Digital Enterprise da Intel.

Os processadores mais robustos da linha Penryn devem consumir, no máximo, 120 watts. Notebooks com os chips Penryn, previstos para o primeiro trimestre de 2008, consumirão 25 watts. Os atuais, com processadores de 65 nanômetros, consomem 35 watts de energia, segundo Smith.

Além da eficiência energética, o executivo da Intel destaca que os novos processadores aumentam a taxa de clock, prometendo melhorias de 40% a 60% no processamento de vídeo e imagens, como a codificação de vídeos em alta resolução e a manipulação de fotos.

Para games, o modelo Intel Core 2 Extreme QX9650 quad-core conta com um cache maior, garantindo melhor qualidade de gráficos e performance de vídeos.

Os avanços em hardware, de acordo com Smith, ainda permitem que máquinas virtuais sejam carregadas 75% mais rápido com a nova linha de processadores.



Fonte: Idgnow

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Como aprender tecnologia de graça pela internet e conseguir emprego

grupo de trabalho Aprender tecnologia nunca foi tão fácil — e o melhor: hoje é possível estudar sem gastar nada e ainda conquistar uma va...