Depois de anos de resistência, a IBM anunciou na segunda-feira (11/09) sua entrada para a comunidade de código aberto OpenOffice.org e disse que vai colaborar para gerar códigos para o pacote de produtividade que concorre com o Microsoft Office.
A IBM já utilizava códigos do projeto nos seus próprios aplicativos, entre eles o pacote de colaboração Lotus 8, mas até o momento não era membro oficial da comunidade, disse Doug Heintzman, diretor de estratégia da divisão Lotus da IBM.
A companhia vai passar a contribuir com códigos para o projeto e vai trabalhar para dar maior visibilidade à integração do OpenOffice.org ao Lotus, disse o executivo.
Heintzman reconheceu que a rejeição do formato Open XML, da Microsoft, como padrão pela International Organization for Standardization (ISO) contribuiu para a decisão. O OpenOffice.org usa o formato rival Open Document Format (ODF), aprovado pela ISO, como padrão.
A IBM é uma das empresas que estão incentivando o uso do ODF em empresas e governos que estão exigindo o uso de tecnologias baseadas em padrões abertos nas suas arquiteturas de TI.
A Sun Microsystems fundou o OpenOffice.org e oferece sua própria versão comercial do pacote, o StarOffice. A companhia é rival de longa data da IBM nos mercados de software e hardware, e é também a principal colaboradora para o código - uma das razões pelas quais a IBM evitou por tanto tempo entrar para o grupo.
“Esperamos que nossa voz no coro ajude a comunidade a evoluir”, disse Heintzman.
Para o advogado da propriedade intelectual e conhecido defensor do ODF, Andrew Updegrove, a decisão do Google de incluir o StarOffice no seu pacote de aplicativos gratuitos para download também influenciou o movimento da IBM.
Em um comunicado à imprensa, a Sun deu boas-vindas à IBM ao grupo, que afirma ter registrado mais de 100 milhões de downloads desde o lançamento do software, em 2000.
Fonte: IdgNow
Dicas práticas sobre tecnologia, inteligência artificial e finanças digitais para você se atualizar e simplificar sua vida.
YouTube libera retorno de criadores banidos por pandemia e eleições nos EUA
Plataforma reverte suspensões aplicadas por regras antigas e reacende debate sobre liberdade de expressão O YouTube anunciou que irá pe...

Marcadores
- Cursos (1)
- DICAS (50)
- LANÇAMENTOS (55)
- NOTÍCIAS (225)
- SEGURANÇA (54)
- Serviços (1)
- Tabela de preços (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
-
A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. De criação de imagens até produção de textos, existem ferramenta...
-
Se você está pensando em trocar de celular em 2025, provavelmente já percebeu que os modelos intermediários 5G são os mais procurados no M...
Nenhum comentário:
Postar um comentário