Portadores de deficiência visual terão acesso a um software leitor de telas desenvolvido pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) com recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). A ferramenta foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.
O software, que já está sendo utilizado nos telecentros do Parapan, permite a narração automática dos textos e ações dos usuários. O objetivo do Ministério das Comunicações é utilizá-lo em todos os seus programas de inclusão digital, além de liberar a ferramenta para outras ações do governo federal. Para que todos os telecentros tenham acesso, a idéia é desenvolver também uma versão em software livre.
De acordo com Hélio Malavazi, diretor de tecnologia de serviços do CPqD, o investimento total no projeto foi de R$ 5 milhões. O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado mesmo em computadores bem simples, com processador de 500MHz, Windows 2000 ou XP, memória de 256MB e mínimo de 30MB de disco livre para instalação.
A previsão é que o software esteja disponível para download, na página do ministério, até o fim de agosto. O programa também poderá ser encontrado nos portais do CPqD e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
Fonte: Wnews
Dicas práticas sobre tecnologia, inteligência artificial e finanças digitais para você se atualizar e simplificar sua vida.
YouTube libera retorno de criadores banidos por pandemia e eleições nos EUA
Plataforma reverte suspensões aplicadas por regras antigas e reacende debate sobre liberdade de expressão O YouTube anunciou que irá pe...

Marcadores
- Cursos (1)
- DICAS (50)
- LANÇAMENTOS (55)
- NOTÍCIAS (225)
- SEGURANÇA (54)
- Serviços (1)
- Tabela de preços (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
-
A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. De criação de imagens até produção de textos, existem ferramenta...
-
Se você está pensando em trocar de celular em 2025, provavelmente já percebeu que os modelos intermediários 5G são os mais procurados no M...
Nenhum comentário:
Postar um comentário