YouTube libera retorno de criadores banidos por pandemia e eleições nos EUA

Plataforma reverte suspensões aplicadas por regras antigas e reacende debate sobre liberdade de expressão O YouTube anunciou que irá pe...

Marcadores

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Não compre computadores com o Windows Starter Edition

Não compre PCs com o Windows Starter Edition, também abreviado como "Windows SE" (não tem nada a ver com o Windows 98 SE, por favor).

O Windows Starter Edition é uma versão praticamente demo do Windows. Não é que ela possua menos recursos: ela possui limitações mesmo. Você não tem liberdade de alterar os temas do computador, não pode instalar alguns tipos de programas com satisfação, e o pior: pode ficar com apenas 3 janelas ativas. Além de tudo isso, esse Windows não sai de graça, é cobrado; sim, você paga por uma tranqueira que vem com o computador.

Como o nome sugere, "Starter Edition", é uma edição para "iniciantes". Um dos motivos de sua criação foi a M$ tentar fazer com que as pessoas que copiam o Windows e o usam de forma ilegal, possam usar uma cópia verdadeira, que vem junto com diversos computadores novos. Mas de que adianta um Windows original, genuíno e licenciado, se for uma porcaria??? Ah sim, sem falar que o Starter é uma espécie de "humilhação", pois é destinado justamente a PCs de baixo custo, como os vendidos em lojas de eletrodomésticos e supermercados. Ele está disponível apenas em países "em desenvolvimento", com o Brasil e outros. Não existe nos EUA, Canadá, Austrália, nem nos países da Comunidade Européia.

Seja o XP ou mais recentemente, o Vista, FUJA dessa tranqueira. Se for o caso, peça ao lojista que lhe venda o computador sem sistema operacional, e então adquira um Windows 98 de alguém que o tenha, por um preço irrisório hoje. Qualquer Windows 95 com as últimas atualizações dele é melhor do que o Starter Edition, levando em consideração que o Windows SE é uma versão limitada, restrita.

Uma outra solução, cá entre nós, melhor do que usar o Windows 95 hoje em dia, é usar alguma versão de Linux, que sai de graça em termos de licenciamento. No máximo você paga cerca de R$ 10,00 pela mídia e trabalho de gravação, diversos sites na Internet enviam o CD pelo correio e você paga na hora que receber.

Falando no Linux, um outro grande fator que incentivou a produção dessa versão limitada (Windows SE) foi a concorrência entre o Linux e Windows. Projetos governamentais de inclusão digital estavam abandonando o Windows, por redução de custos com licenças. Timidamente, embora cada vez mais, alguns fabricantes e montadores legais de PCs vendem seus computadores com uma distribuição de Linux pré-instalada. E o Windows, onde fica? Na correria, vem o Starter Edition.

Muitos computadores que vêm com o Windows Starter Edition estão muito aquém dos padrões de hoje, mas ainda assim podem ser úteis para quem quer apenas navegar na Internet, rodar joguinhos leves, usar editores de texto, etc. Em termos de hardware, o computador pode até ser bom, mas esse Windows estraga. Prefira adquirir o Windows XP Home Edition, pelo menos (agora, o Windows Vista Home Basic ou Premium). Você pode pagar um pouco mais, mas terá um sistema funcional, não restritivo.

Só para ter uma idéia, veja as principais LIMITAÇÕES do Windows Vista Starter Edition:

- Só deixa abrir 3 programas ao mesmo tempo (já começa por aí...);
- Não vem com a interface Aero, o visual do novo Windows (saiba que o Vista Home Basic também não inclui isso);
- Memória? Só reconhece até 1 GB;
- Não tem versão de 64 bits;
- Só reconhece HDs de até 160 GB;
- Não suporta o ReadyBoost, que permite usar um pen drive como cache de disco, para otimizar o desempenho;
- Não suporta o Superfetch, que otimiza o gerenciamento de memória;
- Não inclui desfragmentador automático de disco;
- Não possui as contas de usuário, na verdade vem com uma só que é fixa. Menos personalização, menos segurança!
- Possui suporte a rede bem limitado.

Entre diveeeersas outras... Se você pretende usar o Vista, fique com o Home Premium ou superior. Para usar o Vista Home Basic, pode valer mais a pena usar o XP Home, mesmo em computadores novos. Pelo menos por alguns anos, enquanto os programas que você usa rodarem no XP. Sim, dê prioridade aos programas que você usa, e não ao sistema operacional apenas :)

Aproveitando o tema... Muitas pessoas estão comprando seu primeiro computador nos últimos tempos. É besteira comprar a máquina em lojas de varejo. Além de configurações mais defasadas, normalmente sai mais caro. Procure uma loja de informática especializada, existem algumas que vendem computadores de marca e outras que montam. Em diversas delas você pode encontrar financiamentos à altura das opções oferecidas pelas lojas de varejo. Lojas de eletrodomésticos e móveis , redes de supermercados... Não, não existe uma rede que seja "o maior vendedor de informática", os maiores vendedors são as lojas especializadas. As lojas de info sérias possuem vendedores que entendem do assunto realmente (uns mais, outros menos, claro). Eles têm melhores condições de avaliar aquilo que você precisa, além de informar corretamete as características (e, se for o caso, as limitações) do que você estiver comprando.

Computadores que vêm com o Windows pré-instalado podem ser uma boa opção dependendo da situação ficanceira e do uso do computador. Ainda há alguns que vêm com o Windows XP, já entrando em processo de abandono. No caso do Windows Vista, se possível, fuja da versão Home Basic. Prefira a versão Home Premium (Starter, como dito mais acima, nem pensar!). Se você dispor de um pouco mais de dinheiro, vale a pena comprar o computador e o sistema operacional separados. Muitos fabricantes vendem versões personalizadas do Windows, as chamadas "Versões OEM". Quase sempre, os CDs dessas versões só funcionam no computador original que você comprou. Você muito provavelmente terá dores de cabeça se tentar instalar outro sistema posteriormente. Fora que algumas marcas nem CD mais fornecem, o sistema pode ser restaurado com uma tecla especial ou comando no computador (como nos notebooks ThinkPad, da IBM/Lenovo). Já alguns vendedores oferecem uma versão completa do Windows. É o melhor: você pode instalá-la em qualquer computador ou notebook compatível (desde que respeite o número de cópias licenciadas). Além disso, nunca se esqueça de conferir se o computador vem com CD(s) dos drivers dos dispositivos. Sem esse CD, você poderá penar muito para instalar uma outra versão de sistema operacional, correndo o risco de ficar com a tela com poucas cores e com pouco espaço (devido à falta do driver de vídeo), sem som, sem rede (e, consequentemente, sem Internet)... Algumas versões OEM podem restaurar o computador ao estado em que ele saiu de fábrica. Nestes casos, o som, vídeo, rede etc. voltará a funcionar, mas você não terá a liberdade de escolher o sistema que você quiser, e ficará "preso" ao que veio com o computador. Por essas e outras coisas, evite as versões de Windows que já vêm com o computador. Consulte se é a versão completa ou não, e se não for completa, evite-a. Um vendedor bem informado saberá te orientar.


E então você me pergunta... Aquelas emissoras de TV que vendem espaço para programas-anúncios também podem ser um bom meio de ver ofertas. No entanto, infelizmente, em muitas cidades pequenas e afastadas não há muitas opções. Além disso, cuidado com o mercado negro. Carga roubada, PCs "pirateados" ou com componentes de péssima qualidade costumam circular por diversas lojas não tão confiáveis.

Se você pretende comprar um computador usado, é bom que entenda de informática, para saber avaliar se vale a pena ou não. Neste caso não basta ter um preço legal, nem uma ótima qualidade (sim, muitos usados ainda durarão anos e mais anos!). Deve-se saber o que está sendo comprando, se o computador atenderá às suas necessidades. Processador, memória, HD, possibilidade de atualizações... Para comprar um computador usado, é bom ir junto com um amigo mais experiente; mas o ideal é entender mesmo de informática, para não levar gato por lebre. Por exemplo, já vi anúncios como "Computador Pentium por R$ 300,00 à vista". Era um Pentium 100 MHz. O que você faria com isso, hoje em dia??? Um usuário leigo poderia comprar, o computador poderia até durar um tempão, mas não tem suporte para rodar quase nada recente, além de ser lento. Depois não reclame porque não deu para instalar o Windows XP, porque não deu para rodar o Kurumin Linux do CD, porque a câmera digital não funcionou...

Enfim, comprar um primeiro computador é uma realidade cada vez mais próxima, de muitos brasileiros. Leis que incentivam o mercado legal, queda nos preços e projetos de inclusão digital influenciam positivamente isso. Mas cuidado, pois se mal comprado, você pode se decepcionar.

fonte: http://janelasepinguins.blogspot.com/2007/03/no-compre-computadores-com-o-windows.html
por Marcos Elias

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog