29/5/2007
A Symantec pode compensar usuários chineses cujos sistemas foram prejudicados por uma atualização de segurança do seu antivírus na última semana, afirmou um diretor-sênior da companhia nesta sexta-feira (25/05).
"Estamos no focando em ajudar nossos clientes a recuperar seus computadores e considerar outras questões uma vez que o trabalho esteja terminado", afirmou Vicente Weafer ao explicar condensações para seus usuários.
No final da última semana, a Symantec divulgou uma atualização com falha para seus clientes. O pacote foi identificado como um cavalo-de-tróia em sistemas da edição Chinês Simplificado do Windows XP Service Pack 2.
Os dois arquivos - netapi32.dll e lsasrv.dll - foram erroneamente postos em quarentena, o que prejudicou o funcionamento do Windows. Caso o PC comprometido fosse reiniciado, o micro falhava em abrir o Windows e apresentava apenas uma tela azul.
A Symantec corrigiu a atualização e a divulgou novamente no mesmo dia, mas era tarde demais para qualquer PC que tenha sido atualizado nas 13 horas anteriores. Estes micros precisavam de novas cópias dos dois arquivos ".dll" para que o diretório "windowssystem32" fosse restaurado.
A TV chinesa China Central Television afirmou que analistas de segurança criticaram a Symantec por publicar uma solução muito difícil para que usuários programassem.
A Symantec inicialmente publicou instruções em seu site chinês que exigia a restauração manual dos arquivos no PC, posteriormente substituída por uma ferramenta de reparo automático.
Na segunda, a empresa norte-americana culpou seu sistema automatizado de análise de segurança pela atualização falha do sistema de assinatura.
"Isto inadvertidamente resultou em uma mudança para uma única definição usada pelo sistema automático o que, conseqüentemente, levou à identificação de ambos os arquivos como malware", afirmou a porta-voz Linda Smith.
Mesmo que a Symantec não tenha confirmado o número de sistemas chineses afetados, notícias regionais dão conta que o número chegou às centenas de milhões. De acordo com o China Daily, jornal controlado pelo Partido Comunista, alguns clientes corporativos exigiram compensações que chegam a até 130 mil dólares.
Há mais de dois anos, a empresa rival de segurança Trend Micro enfrentou uma situação similar após distribuir uma definição de vírus afetada por falhas que tornou milhares de PCs vagarosos.
Três meses depois, a fabricante de antivírus afirmou que lidar com reclamações e dúvidas de clientes lhe custou 8,2 milhões de dólares em custos diretos e forçou a companhia a revisar sua previsão trimestral para antecipar vendas menores e diminuir a receita.
Fonte: IdgNow
Nenhum comentário:
Postar um comentário